Citroën celebra o 50.º aniversário do modelo com um "Art Cart" e-Mehari

O Citroën Méhari comemora meio século de vida e cinquenta anos após o seu lançamento este descapotável mítico continua um dos símbolos do atrevimento do automóvel francês. 

autonews.pt @ 15-5-2018 15:26:47

Lançado em Maio de 1968, este carro surgiu como um atrevido símbolo da cultura pop francesa, numa altura em que a geração mais jovem lutava nas ruas de Paris, em busca de mais liberdade, sob o célebre lema “Debaixo da calçada, a praia” (“Sous les pavés la plage”, no original).

Simples, polivalente e despretensioso, este descapotável de cores pop, construído sobre uma plataforma do Dyane 6, caracterizava-se por uma carroçaria em plástico ABS, colorido na própria massa, numa proposta idealizada por Roland de La Poype. Este material engenhoso e leve – o Méhari não excedia os 525 kg de peso – assume qualquer forma, sendo inatacável pela corrosão, o que o tornava totalmente lavável a jatos de água e um aliado perfeito das zonas junto ao mar.

Para quem o poderia comprar em 68, o preço de lançamento foi de 6,996 francos franceses o equivalente a 1067 euros...!

O Citroën Méhari foi produzido até 1987 num total de 145.000 exemplares.

Neste aniversário emblemático, a Citroën convidou o criador Jean-Charles de Castelbajac a desenhar um “Art Car” E-MEHARI exclusivo, e que resultou numa peça criativa forte e colorida, num verdadeiro manifesto que celebra 50 anos de liberdade e 50 anos de criatividade.


Através deste “Art Car” único, Castelbajac tornou o novo Citroën E-MEHARI num símbolo da arte de viver “Made in France”, numa proposta otimista e pop, revelando traços de uma criatividade sem limites. Porque aqui é proibido proibir, o “Art Car E-MEHARI” desperta os espíritos criativos e mostra as duas razões de existir para Castelbajac : a arte e a moda.

O criativo Astelbajac cruzou a arte e a moda num E-MEHARI, uma proposta irreverente, que pisca o olho ao Mehari de 1968, mas que é muito mais do que isso: um descapotável de 4 lugares, 100% elétrico, com um estilo moderno e divertido. Mais do que nunca, tornava-se num “eletrão livre”. Conectado, sem complexos, peculiar e, porque não, irreverente, são inúmeros os adjetivos que descrevem o novo E-MEHARI. Viatura colorida, atrevida e fortemente inserida no espírito Citroën, é um “it car”, que sabe como seduzir todos aqueles que buscam diferenciação, otimismo, que estão atentos às tendências e que se preocupam com o ambiente.

Pode vê-lo online no vídeo abaixo


autonews.pt @ 15-5-2018 15:26:47