DS X E-TENSE - O novo concept car elétrico da DS

A pensar na velha escola dos carros de corrida, a DS a divisão de luxo do grupo PSA lançou um novo concept car elétrico a pensar num futuro próximo que se aproxima rapidamente.

autonews.pt @ 8-5-2018 16:37:33

Mas o conceito é tão estranho quanto o nome escolhido para este novo atrevimento automóvel “X E-TENSE”. As linhas exteriores do carro são de uma aerodinâmica que parece tirada dos jogos eletrónicos, os assentos surgem com um desenho estranho digno de um carro de alta performance e uma ausência quase total de elementos interiores. E se dúvidas houver sob as formas, criativamente bem inspiradas em décadas passadas e as suas gloriosas máquinas de corridas, confira na galeria de imagens mais abaixo.

Mas vamos por partes: para conseguir a performance digna de uma consola de jogos hiper-vitaminada, são propostos dois motores elétricos que alimentam as rodas dianteiras e, em conjunto,  trabalham  para gerar até 1.360 cavalos de potência no modo "corrida". E nas palavras dos criadores, este modo de corrida “permite que o condutor aproveite o excelente desempenho da suspensão projetada pela DS Performance, a equipe técnica por trás do programa de Fórmula E da DS”. E de facto esta afirmação tem que ser levada a sério pois a marca e a sua equipa DS Virgin Racing e o seu piloto Sam Bird está actualmente no terceiro lugar na quarta temporada da Formula-E, o campeonato de alta competição nas corridas de carros de alta velocidade. E caso houvesse dúvidas sobre as intenções do fabricante, este comunicou ao mundo que a partir de 2025 apenas vai construir carros elétricos, a começar a sério pelo próximo DS 3 a ser apresentado em Outubro na feira de Paris. 


E pelo meio a marca ainda anuncia tecnologias não especificadas que irão permitir que o corpo de fibra de carbono deste carro recupere a sua forma original após um acidente, numa “transformação” do velho conceito de chapa-batida.

E agora que já “vimos por fora” é altura de entrar, com um acesso ao habitáculo do DS X E-TENSE a ser feito através de uma porta Elytre que abre em “asa de gaivota” revestida numa malha em fibra de carbono e cabedal. E “voilá”, inevitavelmente, o nosso olhar é atraído pela arquitetura piramidal do banco, que se adapta na perfeição à estatura do condutor tal como acontece com os bancos utilizados nos carros de competição. Como aqui estamos a pensar em velocidade, a posição reclinada do assento também contribui para o baixo centro de gravidade e uma estabilidade reforçada nas leis da física.

Por sua vez, o volante, além de manter o essencial do simbolismo da paixão automóvel, é uma combinação de cabedal, madeira e metal, e incorpora sensores capazes de monitorizar o esforço do condutor. O cabedal em dois tons, Azul Millennium e Azul Navy, tem o tradicional acabamento da DS com um padrão de costuras de efeito pérola. E a atenção dos designers passa por todo o habitáculo com os pedais especialmente desenhados e além de um teto transparente em forma de bolha de avião também o chão é transparente permitindo ver a estrada a desenrolar-se... sob os nossos pés.

A experiência é mesmo única pois a tecnologia led permite infinitas combinações de cores e tonalidades em todo o interior e se nos veículos automóveis ainda não se fala em inteligência artificial na verdade ela já anda por perto em alguns componentes e sistemas de apoio à condução para maior garantia de segurança para condutor e passageiros.


Naturalmente, os concept-cars são isso mesmo: conceitos muito atrevidos que aplicam novas ideias ou aperfeiçoamentos tecnológicos sem desenvolvimento no mundo real  no momento em que são apresentados. Mas nada impede que se aproveite e sonhe com aquilo que o DS X E-Tense nos apresenta, pois seguindo uma tendência mais recente alguns destes concept acabam por se converter em propostas concretas adaptadas ao presente. Na galeria que segue fica a representação visual do  DS X E-Tense uma proposta retro futurista e que parece inconfundivelmente um carro do futuro. E se ainda houver dúvidas siga para o vídeo, e sonhe!

autonews.pt @ 8-5-2018 16:37:33